Dicas para uma boa entrevista

Por Elaine Daffara, sócia-diretora da FAVO Comunicação

Muitos empresários e empreendedores ficam em dúvida sobre como se preparar quando são chamados para dar entrevistas a jornalistas sobre suas empresas ou a respeito de um assunto que domina. Como esse é um momento muito importante, que dará visibilidade a sua empresa ou ao seu trabalho, vale ficar atento a algumas dicas.

Antes da entrevista, procure se informar sobre quem é o jornalista, consulte outras matérias que ele já produziu e entenda sobre o que é a pauta. Não há problema em perguntar a respeito da abordagem que o jornalista pretende dar, se concorrentes serão ouvidos, se ele está se baseando em pesquisas, etc. Dessa forma, você poderá se preparar melhor, levando um conteúdo relevante para apresentar. Alguns jornalistas podem até passar as perguntas antes da entrevista, mas isso não é regra e também não impede que novas questões sejam feitas.

O jornalista sempre está em busca de novidades, de uma manchete para a capa do jornal. Esse é o trabalho dele. Por isso, leve para a entrevista alguma informação inédita ou um ponto de vista diferenciado. Se durante a entrevista não for perguntado sobre um tema que você considere relevante, aborde o assunto.

Lembre-se que, com poucas exceções, o jornalista é um generalista. A maioria desenvolve matérias sobre diferentes assuntos praticamente todos os dias. Você é o especialista. Por isso, seja didático. Evite usar termos técnicos, palavras em outros idiomas ou que somente são conhecidos em sua área. Faça analogias com situações cotidianas e tenha sempre disponibilidade para explicar quantas vezes forem necessárias.

É comum achar que a entrevista começa quando a câmera ou o gravador é ligado, o que é um erro. A entrevista começa no momento em que você se encontra com o jornalista ou quando ele entra em sua empresa. E só termina quando ele vai embora. Tudo o que ele vê e ouve pode ser conteúdo para a matéria. Você já viu reportagens em que o jornalista descreve a sala do empresário, o restaurante onde se encontraram, as roupas que a fonte está usando ou suas expressões? Isso é muito comum. Vale ficar atento!

Nunca peça para ler a matéria antes de ser publicada. No Brasil essa atitude é muito mal vista. Pode passar a impressão que você não confia no jornalista ou que está ferindo a liberdade de imprensa. Se o jornalista tiver dúvidas, ele vai te procurar.

Sempre evite falar sobre assuntos que você não tem certeza ou não domina. Se o jornalista te pedir um dado que não tem em mãos, explique que não tem certeza e comprometa-se a enviar após a entrevista. Se o jornalista fizer uma afirmação que você não concorda, seja claro sobre sua opinião e não deixe dúvidas. Afinal, você não quer correr o risco de ver atribuída a você uma frase com a qual não concorda.

A prática do off merece muita atenção. Se você quer falar sobre um assunto sem ser identificado, é importante que o seu anonimato seja combinado com o jornalista. Lembre-se, o off é da fonte, não é da informação. Isso significa que você disser pode ser publicado, mesmo sem ser creditado a você.

Essas são apenas algumas dicas para considerar na hora da entrevista. Se você tiver uma assessoria de imprensa ou área de comunicação na empresa, esses profissionais auxiliarão com todas essas questões. Fique atento a elas, dê a merecida atenção ao jornalista, passe informações com credibilidade e sucesso na próxima entrevista!