Release: Varejistas do setor de construção se unem para ação social em São Paulo

O varejo de construção se une, pela primeira vez, em uma ação social para ajudar famílias que passam por momentos difíceis em função da pandemia. As principais varejistas do segmento – C&C, LEROY MERLIN, OBRAMAX, SODIMAC e TELHANORTE- farão a distribuição de cestas básicas para atender mais de 70 mil pessoas em situação de vulnerabilidade em São Paulo.

Segundo pesquisa desenvolvida pelo Instituto Locomotiva, em parceria com o Data Favela e a Cufa (Central Única das Favelas), 82% das famílias que vivem em comunidades não conseguiriam obter alimento diário se não fosse por doações. Ainda, mais de 71% das famílias moradoras estão sobrevivendo com menos da metade de sua renda e 68% delas afirmam que a pandemia prejudicou a alimentação de sua família.

O diretor geral da C&C, Christophe Auger, destaca que junto com as principais marcas do setor, a empresa uniu esforços para colaborar com a redução da vulnerabilidade social, que foi duramente potencializada nesse cenário de pandemia. “Esperamos despertar o senso de urgência da população em relação ao tema e incentivar ações semelhantes de outras empresas também”, salienta.

“Com estas doações, planejamos atingir comunidades periféricas que estão muito vulneráveis. Todas as empresas que embarcaram nesse projeto reconhecem que podem mudar um pouco a realidade de comunidades onde estão inseridas. Isso é a nossa obrigação enquanto empresários e reforça a nossa vontade de minimizar os danos causados pela pandemia da Covid-19”, explica Ignacio Sánchez, Diretor-Geral Leroy Merlin Brasil.

“O grande projeto da Obramax é fazer a diferença na vida dos brasileiros. Propiciar para que cada vez mais brasileiros vivam em lugares positivos. Um local positivo é um local saudável, seja uma casa, ou escritório, hospital, loja, consultório, ou qualquer outro espaço de vida onde as pessoas possam se sentir seguras. Nada mais natural do que ajudar as comunidades em nosso entorno, ainda mais neste momento tão delicado pelo qual a sociedade brasileira e o mundo estão passando. Não basta vender produtos e serviços, precisamos retribuir também com a sociedade. Isso está no coração do projeto da Obramax.”, diz o CEO da Obramax, Michael Reins.

“Na Sodimac, nosso propósito é de ‘juntos construirmos’ sonhos e projetos para os lares e também uma sociedade mais igualitária. Essa ação vem ao encontro de nossas crenças em um momento que pede responsabilidade, solidariedade e união. A pandemia agravou a situação de vulnerabilidade de muitas famílias e o combate à fome exige urgência. Estamos confiantes e empenhados para que, juntos, nossa empresa e todos os envolvidos nessa causa, levemos alento à mesa de milhares de brasileiros”, afirma Eduardo de Vries, Diretor Presidente da Sodimac Brasil.

Juliano Ohta, CEO da Telhanorte Tumelero, reforça que é essencial que entendamos o nosso papel na sociedade. “A Telhanorte Tumelero, que sempre teve uma veia social muito forte, não mede esforços para que possa oferecer, juntamente com grandes players do setor, alimento para milhares de famílias que, neste período desafiador, enfrentam um dos mais duros problemas sociais, a fome”, enfatiza.

Ao todo serão mais de 40 instituições e comunidades selecionadas, que estão situadas próximas às lojas das varejistas, reforçando a preocupação de todas em atuar promovendo a mudança em momentos complicados. Entre os locais escolhidos estão Paraisópolis, Cambuci e Vila Guilherme, na capital paulista, além de cidades como Campinas, Santos e Santo André, todas no estado de São Paulo.

Sobre a Sodimac

A Sodimac é a varejista líder do setor de materiais para construção, reforma e decoração na América Latina. São mais de 250 lojas instaladas em sete países: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai.

No Brasil, a companhia conta com 53 lojas no estado de São Paulo, com as bandeiras Sodimac Homecenter|Constructor, Sodimac Dicico e Dicico.

Destas lojas, seis são Sodimac Homecenter|Constructor, que têm cerca de 12.000 m² de área de vendas e se caracterizam pelo exclusivo formato “duas lojas em uma”, com as áreas Homecenter, voltada ao consumidor final, e Constructor, que é um atacarejo direcionado ao profissional do setor. Nelas, os clientes encontram tudo o que precisam para o projeto completo de suas casas.

Em processo de modernização, as lojas Dicico estão se transformando em Sodimac Dicico. Com aproximadamente 3.000 m² de área de vendas, trazem o conceito loja de vizinhança, próximas aos locais onde os clientes moram ou trabalham. São lojas modernas, onde os clientes encontram com rapidez e facilidade, produtos e serviços para a reforma e manutenção de suas residências.